O secretário de juventude da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil), Gustavo Torniero, foi convidado para ser Embaixador do IYD Brasil 2021, o maior movimento pelo dia internacional da juventude no mundo. A ideia é ampliar a representatividade de grupos dentro do movimento, incluindo pessoas com deficiência. Os Embaixadores são voluntários que atuam como representantes do IYD Brasil nas suas regiões e estados.
O embaixador convidado representa o conceito de juventude protagonista e o engajamento com impacto sustentável. Para isso, mobiliza sua rede em torno da pauta da juventude, comunica as atividades e eventos em torno do Dia da Juventude (mês de agosto), entre outras atividaddes de apoio ao IYD Brasil.
O IYD Brasil conta com Embaixadores locais e regionais. Neste ano, serão selecionados pelo menos 4 embaixadores locais em cada estado do Brasil. Esses jovens serão líderes estaduais que irão fomentar atividades e conectar jovens e organizações para atuarem na janela de eventos.
Também serão selecionados 15 embaixadores regionais, 3 de cada região do Brasil. O papel desses jovens será fortalecer o engajamento da Região e conectar jovens e atividades que possam ter escala regional. Eles também deverão comunicar ao time nacional as necessidades de cada região e oferecer apoio aos embaixadores locais.
Como ser embaixador do IYD Brasil?
O IYD Brasil está com inscrições abertas para receber Embaixadores. Podem participar jovens de todos os estados brasileiros que tenham entre 16 e 29 anos. Menores de idade serão autorizados pelos responsáveis. O programa será online e será necessário ter disponibilidade de 5 a 10 horas semanais. Serão 16 encontros ao longo de 4 meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de março.
Clique aqui para ler o edital completo
Clique aqui para se inscrever no programa de Embaixadores do IYD Brasil