A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) por meio de sua
Secretaria Temática de Equidade e Gênero, realizou, na última segunda-feira, 20, uma formação sobre feminismos e capacitismo. O encontro foi dirigido à participantes da ONCB e representantes das Entidades Filiadas. A reunião aconteceu por meio do aplicativo Google Meet.
A formação foi conduzida por Deborah Prates, advogada, presidente da comissão da mulher do Instituto dos Advogados Brasileiros, pós-graduada em gênero e direito pela EMERJ e ativista da causa das pessoas com deficiência. O evento teve como objetivo disponibilizar conceitos e elementos que possam contribuir com o enfrentamento das realidades vividas pelas mulheres com deficiência em nosso país.
Durante sua exposição, a advogada ressaltou a importância de que as leis sejam cumpridas em relação às mulheres e pessoas com deficiência, mas também afirmou que só isso não é suficiente. De acordo com ela, é necessário que haja ações de conscientização para educar a sociedade sobre a importância de se cumprir a legislação, bem como respeitar o princípio da igualdade de todas as mulheres – com e sem deficiência.
A ativista também explicou o motivo pelo qual as mulheres com deficiência sofrem um apagamento ainda maior de suas histórias e vivências. Ao final do encontro, fez questão de convidar os homens para esse debate, sugerindo formações e rodas de conversa sobre diferentes tipos de masculinidade e masculinidade tóxica.