Diante de inúmeros posicionamentos da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contrários à inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, ao respeito à diversidade humana e aos segmentos mais vulneráveis de nossa sociedade, a ONCB, Organização Nacional de Cegos do Brasil, deixa de reconhecer a secretaria nacional como interlocutora das políticas públicas enquanto não houver retratação dos últimos posicionamentos do órgão.
O discurso desta sexta-feira, 19 de junho, de Priscilla Gaspar, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, se somou a outros posicionamentos contrários às conquistas de nosso segmento.
Em post nas redes sociais, a secretária publicou o conteúdo que descrevemos aqui: imagem com uma estudante ao fundo escrevendo. Em cima da imagem, há uma tarja azul com os seguintes dizeres em branco e amarelo: “MEC acaba com cotas nos cursos de pós-graduação. Seleção deve voltar a se basear em critérios objetivos, sem privilégios direcionados”. Logo abaixo, há o logo da SECOM – Secretaria de Comunicação do Governo Federal.
Na próxima semana, a ONCB manifestará seu posicionamento oficialmente para o Ministério dos Direitos Humanos e demais órgãos e autoridades.
Diretoria da ONCB