A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) tem o prazer de convidar jovens cegos e com baixa visão do país para a 2ª fase do Programa Youth Jovens com Talento. O programa é uma iniciativa da ULAC (União Latino-americana de Cegos) e da FOAL (Fundação ONCE de Solidariedade com as Pessoas Cegas da América Latina).
O objetivo dessa etapa é promover a autonomia e o envolvimento dos jovens com deficiência visual em seus países, no movimento associativo e em outros espaços de participação. Os jovens não são somente o futuro, mas o presente e podem contribuir com seu entusiasmo, dedicação e energia para o desenvolvimento dos países latinoamericanos.
Este projeto tem três fases distintas:
- •Primeira fase: FORMAÇÃO DOS MONITORES
- •Segunda fase: REPLICAÇÃO TERRITORIAL
- •Terceira fase: FORMAÇÃO PRESENCIAL
No sábado, DIA 8 de agosto de 2020, foi finalizada a primeira fase, de forma virtual, contando com 35 jovens de 19 países da América Latina. Agora, esses jovens passam a ser monitores em seus respectivos países, multiplicando a formação recebida com seus pares. No Brasil, quem conduzirá a formação será Gustavo Torniero, Secretário de Juventude da ONCB, e Sara Marques, Diretora de Administração e Finanças da organização.
Critérios, inscrição e seleção de jovens para a segunda fase do programa Programa Youth Foal/Ulac
Poderão participar, nessa segunda fase, jovens cegos e com baixa visão entre 18 e 30 anos que colaborem com o movimento de pessoas cegas, vinculados ou não a organizações de pessoas cegas na atualidade. No caso de não fazer parte de nenhuma organização no momento da inscrição, deverá contar com o aval de alguma delas (seja em âmbito local ou nacional).
Se você cumpre todos esses requisitos, acesse o formulário de seleção da Ulac/Foal e preencha todas as informações necessárias. Serão, ao todo, 25 jovens selecionados com base nos critérios. A seleção será feita por uma comissão composta por pelo menos um monitor de cada país e representantes da Foal e da ULAC.
Clique aqui para solicitar sua participação no Programa Youth Foal/ULAC
Cronograma e temáticas aborddadas na segunda fase do Programa Youth Foal/Ulac
A segunda fase ocorrerá entre setembro e dezembro de 2020 de forma gratuita e virtual. Esse período inclui a inscrição e seleção dos participantes e as sete sessões formativas, com aproximadamente duas horas de duração.
São cinco temáticas: direitos humanos e sua contextualização, Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e agenda 20/30 da ONU, movimentos sociais e políticas públicas, gênero, diversidade e deficiência e movimento associativo de pessoas cegas na América Latina.
A formação acontecerá nos meses de outubro e novembro. Serão duas horas semanais, com dia e horário das aulas ainda a ser definidos e informados pela ONCB. As aulas acontecerão por meio da plataforma Zoon.
Confira o calendário
• Até 13 de setembro – recepção dos formulários provenientes dos participantes de cada país
• Até 25 de setembro – comunicação dos participante selecionados para o programa
• 10 de outubro – início oficial da segunda fase.
Sessões formativas
Semana de 10 de outubro. Sessão 0: apresentação do projeto, dos participantes e metodologia utilizada.
Semana de 17 de outubro. Sessão 1: direitos humanos e sua contextualização.
Semana de 24 de outubro. Sessão 2: Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e agenda 20/30 da ONU.
Semana de 31 de outubro. Sessão 3: movimentos sociais e políticas públicas.
Semana de 7 de outubro. Sessão 4: gênero, diversidade e deficiência.
Semana de 14 de novembro. Sessão 5: movimento associativo de pessoas cegas na América Latina
Semana de 21 de novembro: sessão 6: apresentação dos trabalhos finais de curso dos articipantes.
Oi bom dia tenho31 anos poderia participar? Abracos
Oi, Gustavo, tudo bem? Infelizmente, só pessoas de 18 a 30 anos. Esses são os critérios do programa promovido pela ULAC e FOAL e do qual fazemos partes. Não conseguimos flexibilizar essa faixa etária. Mas estamos sempre a disposição. Se você conhecer alguém com esse perfil, compartilhe, por favor. Grande abraço
Oi, sou de Rondônia e não tenho nenhum vínculo com nenhuma instituição. como devo proceder para conseguir me inscrever no curso?
Olá, João. Vamos te enviar um e-mail.
31/8/2020 José Fernandes quero saber se vai ter certificado, após a conclusão do curso?
Olá, como devo proceder, pois não tenho vínculo com nenhuma instituição?
Olá, tudo bem. Informe, para a gente qual o seu estado, por favor.
Oi seu Jeferson de Goiânia Goiás. Desejo muito fazer esse curso porque adoro política! E quero muito crescer nessa área.