Na manhã de hoje, a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) encaminhou ofícios sobre a falta de acessibilidade nas novas notas de R$200, lançada pelo Banco Central. O documento foi enviado para os deputados: Baleia Rossi, Eduardo Barbosa, Felipe Rigoni, Rose Modesto, Rodrigo Coelho, Tereza Nelma; para os senadores: Mara Gabrilli, Romário Faria e Paulo Paim, além de outras autoridades, como o Secretário Nacional de Justiça, Claudio Panoeiro. A organização também encaminhará o ofício para outros órgãos e entidades.
Para o Presidente da ONCB, Beto Pereira, a diferenciação no tamanho das notas é um dos vários requisitos que facilitam a identificação por pessoas com deficiência visual. Segundo ele, além de mobilizar a imprensa, a sociedade, os órgãos e as entidades, a organização estuda a possibilidade de adotar medidas legais. Ao mesmo tempo, se coloca à disposição para atuar de forma propositiva em busca de garantir a acessibilidade para quase 7 milhões de brasileiros cegos e com baixa visão em todas e quaisquer transações financeiras.
O Manifesto da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), denunciando falta de acessibilidade em nota de R$200 e cobrando providências do Banco Central, tem sido destaque em veículos de abrangência local e nacional, como Jovem Pan, CBN, Globonews, CNN Brasil, Band TV, G1, entre outros, além de receber apoio de diversos órgãos e entidades parceiras.