Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/oncb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the powerpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/oncb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Inédito: Rádio ONCB leva OUVINTE a um passeio inclusivo e acessível no museu – ONCB

Inédito: Rádio ONCB leva OUVINTE a um passeio inclusivo e acessível no museu

Em ação inédita no mundo, o Memorial da inclusão e a Web Rádio ONCB levam o museu com acessibilidade até as pessoas cegas e com baixa visão de todas as regiões do Brasil.

Nesse sábado, das 10 horas ao meio-dia, em parceria com o Memorial da Inclusão, em São Paulo, a Organização Nacional de Cegos do Brasil promove a ação ‘Voz e força: representação, história e conquista’.

Com a transmissão ao vivo por uma emissora de rádio, pessoas com e sem deficiência visual poderão conhecer, imaginar e até ‘tocar’ imagens da exposição e obras de arte presentes no museu. A exposição “Caminhos da Pessoa com Deficiência” conta as histórias da luta pela inclusão, acessibilidade e defesa de direitos de 45 milhões de Brasileiros.

A ação integra as atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e Dia do Radialista, ambos comemorados na última segunda-feira, 21 de setembro.

Para o presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Beto Pereira, “essa é uma forma de fazer com que, mesmo em tempos de distanciamento social, o museu possa chegar de maneira acessível também para pessoas cegas ou com baixa visão, independentemente de onde elas estejam”.

O coordenador de educação, comunicação e relações institucionais do Memorial da Inclusão, Junior Nascimento, afirmou que “a transmissão de sábado será uma jornada de conhecimento e reflexão sobre a exposição que inaugurou o Memorial da Inclusão no Brasil. O Memorial é a instituição que, desde 2009, preserva, pesquisa e comunica a memória do movimento social de lutas por direitos das pessoas com deficiência de São Paulo e suas ressonâncias no país. Através da Rádio ONCB, mesmo com o museu fechado por causa da pandemia, todo o público poderá acessá-lo”.

Para acompanhar o evento, basta baixar gratuitamente o aplicativo Rádio ONCB, disponível para celulares com iOs ou Android.

Além de gerar acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, por meio da web rádio, o evento será transmitido nos perfis do Memorial da Inclusão nas redes sociais, com ilustrações e intérpretes de Libras (a Língua Brasileira de Sinais).

Ana Julia Perrotti e Mari Sabino, como descritoras, e Luidi Kichel, como consultor da empresa TraduSound Acessibilidade Audiovisual, farão a audiodescrição. Nas palavras de Ana Julia, “audiodescrição é um tipo de tradução de imagens em palavras. Um recurso de acessibilidade que beneficia pessoas com deficiência visual, cegas e com baixa visão. Ajuda também idosos, pessoas com algum tipo de deficiência cognitiva e estrangeiros. A audiodescrição também beneficia o público em geral, em um evento inédito e inovador como este, tornando possível se fazer um tour por uma exposição por meio de uma transmissão radiofônica”.

Para Carlos Viana, jornalista e membro do Projeto Acesso, do Museu da Cultura Cearense, a iniciativa é muito bem-vinda porque possibilita que os ouvintes tenham uma experiência única com o universo cultural, adaptada para a linguagem do rádio. “Essa ação da ONCB vai, além de valorizar o rádio, ampliar o acesso à cultura para esse público. Que tenhamos cada vez mais ações inclusivas e pioneiras como essa”, diz o cearense, que também é integrante do GT Cultura Acessível, da Secretaria de Cultura do Ceará e, em Fortaleza, acompanhará o evento pelo som da Rádio ONCB.

 

Baixe o aplicativo Rádio ONCB para Android

Baixe o aplicativo Rádio ONCB para IOS

Deixe uma resposta

Voltar ao topo