Em virtude da pandemia da Covid-19 provocada pelo coronavírus, O Governo Federal lançou, nesta terça-feira, um material informativo sobre o auxílio emergencial de R$600 para trabalhadores informais. O conteúdo, no entanto, não possui nenhum recurso de acessibilidade como audiodescrição e Libras (língua brasileira de sinais), privando milhões de brasileiros com deficiência auditiva e visual de uma informação de utilidade pública.
Feche seus olhos e reproduza o vídeo a seguir. Provavelmente, a única coisa que você ouvirá é uma trilha sonora. É assim que se sentem milhões de brasileiros cegos e com baixa visão e pessoas com deficiência auditiva quando não existe nenhum recurso de acessibilidade.
Tal conduta viola gravemente o direito de acesso à informação, preconizado pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e pela Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da qual o Brasil é signatário.
Dessa forma, a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) solicita que o Governo Federal providencie imediatamente uma versão acessível deste material informativo, fazendo valer, assim, a legislação de nosso país.