Uma ação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) poderá beneficiar centenas de camelôs com deficiência no município de São Paulo.
A organização tomou conhecimento da atual situação precária desses trabalhadores na última segunda-feira, durante programa da Rádio ONCB sobre trabalhadores cegos e com baixa visão que atuam no mercado informal.
Depois de ser demandada por uma das entrevistadas do programa Plantão ONCB Coronavírus, a Organização Nacional de Cegos do Brasil, por meio da Secretaria de Tecnologia e Acesso à Informação da entidade, elaborou imediatamente um ofício e encaminhou à SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
O documento pede um olhar atento e medidas urgentes não só para o segmento da pessoa com deficiência visual, como também para todos os camelôs com deficiência. Um dos pleitos é a suspensão da taxa municipal cobrada pela prefeitura e paga regularmente pelos trabalhadores ambulantes.
O Secretário da pessoa com deficiência, Cid Torquato, respondeu positivamente e informou que a demanda foi encaminhada para os órgãos competentes.