Dez de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados. Pensando nisso, a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), por meio de sua secretaria de saúde, habilitação, reabilitação e prevenção à cegueira, divulga informações úteis para a população:
1 – Não espere apresentar algum sintoma para procurar um médico.
2 – Manter visitas regulares ajuda na prevenção de problemas oculares e evita agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas.
3 – Se você apresenta algum sintoma, procure um médico especialista. Ele(a) irá avaliar a gravidade dos sinais e sintomas.
Os principais sintomas são os seguintes:
– Lacrimejamento, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual como ver televisão, ler, desenhar, entre outros;
– Olho Vermelho;
– Secreção ocular, crostas nos cílios;
– Apertar ou arregalar os olhos para enxergar melhor;
– Aproximar-se muito da televisão ou do papel para ler;
– Necessitar afastar os objetos do rosto para ler ou ver melhor;
– Inclinar a cabeça para ver com mais conforto;
– Visão embaçada;
– Fotofobia (sensibilidade excessiva à luz);
– Dores de cabeça;
– Visão Dupla;
– Desvio Ocular.
4 – É recomendado se proteger da luz solar com óculos escuros, ter alimentação saudável e fazer exercícios físicos regularmente. Está provado que pessoas que não se protegem da luz solar tem mais catarata e alterações da retina.
E lembre-se: evite ao máximo levar suas mãos aos olhos, pois são vetores de contaminação e transmissão de várias doenças contagiosas, inclusive o coronavírus.
Tenho glaucoma e estou perdendo minha visão cada dia que passa do olho esquerdo já estou praticamente cega😥