A Organização Nacional de Cegos do Brasil foi eleita, na tarde desta quinta-feira, como titular no pleno do Conselho Nacional de Saúde, CNS, para o próximo triênio. A ONCB será conselheira em representação da sociedade civil no segmento dos usuários do SUS, Sistema Único de Saúde. O novo mandado será iniciado em 16 de dezembro.
Segundo Diego França, primeiro vice-presidente da ONCB, “é motivo de grande honra e, ao mesmo tempo, responsabilidade para a organização ocupar um espaço dessa natureza, principalmente em um momento tão difícil que atravessamos no país, em especial no âmbito da saúde pública”.
O presidente da ONCB, Beto Pereira, afirmou que “a parceria das entidades nacionais atuantes na habilitação, reabilitação e defesa de direitos das pessoas com deficiência foi fundamental para o formato da composição do CNS nos próximos três anos”.
Os objetivos do CNS são: fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público. Por isso, é chamado de instância de controle social na saúde.