Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/oncb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the powerpress domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/oncb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
ONCB e outras entidades ingressam no STF para garantir vacinação de pessoas com deficiência – ONCB

ONCB e outras entidades ingressam no STF para garantir vacinação de pessoas com deficiência

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) e a Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos no Brasil (ONEDEF) acabaram de protocolar, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ADPF – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – em razão de o Ministério da Saúde ter emitido uma nota técnica restringindo para as pessoas com deficiência permanente que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) a vacinação prioritária da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19.

As três entidades compõe, com outras organizações, a campanha nacional Eu Mereço Uma Dose de Respeito, que reivindica vacinação prioritária para todas as pessoas com deficiência sem quaisquer preconceitos ou discriminações.

As organizações enviaram a ADPF ao Supremo Tribunal Federal porque entendem que, ao contrário do que afirma em nota o Ministério da Saúde, o BPC não alcança todas as pessoas com deficiência em estado de miserabilidade do país. O documento destaca também que a Organização Mundial da Saúde determina que todas as pessoas com deficiência são vulneráveis em cenários de calamidade pública.

As entidades destacam também que, em nenhum dos grupos prioritários – idosos, pessoas com comorbidades, etc – houve critérios de renda para determinar direito à vacinação. A constituição de 1988 determina que saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

Para o Presidente da ONCB, Beto Pereira, essa iniciativa coletiva é fruto da demanda legítima de pessoas com deficiência de todo Brasil. “Ao mesmo tempo, nos deparamos com algumas autoridades que negam ou minimizam a importância de tal prioridade, equívoco que deveria ser, inclusive, objeto da CPI do Senado”, defende.

Deixe uma resposta

Voltar ao topo