Hoje, 7 de dezembro, comemora-se 27 anos da criação da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). Foi esse instrumento que, dentre outros avanços, deu origem aos benefícios assistenciais para idosos e pessoas com deficiência que não possuem meios de prover sua própria subsistência. Dessa forma, recebem um salário mínimo mensal do governo, caso cumpram com os requisitos exigidos para obtenção do benefício.
Essa é uma luta muito cara aos movimentos sociais e, por consequência, do movimento das pessoas com deficiência visual, uma vez que parte dessa população se encontra em vulnerabilidade social. Além disso, No mundo, Ter uma deficiência aumenta o custo de vida em cerca de um terço da renda, em média, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Com assento na condição de conselheiro titular do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio de nosso Presidente, Beto Pereira, A ONCB continua atuando de forma proativa para a manutenção e aprimoramento da política de assistência Social.